domingo, 22 de maio de 2016

Usina de Itaipu e a fábrica de gelo

Localização
No Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Em Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).
                             
Curiosidades
  • Maior usina hidrelétrica do mundo no quesito potência

  • Cada país tem direito à 50% de toda energia produzida na usina
  •                         

  • Como o Paraguai só usa 5% do que lhe cabe, ele negocia o restante com o Brasil, assim como manda um acordo pré-estabelecido sobre o que fazer com o excedente energético

  • O que é produzido na usina corresponde à mais ou menos 24% de toda energia gerada no Brasil

  •  O volume de concreto utilizado em Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro

  • O ferro e o aço empregados na obra permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel

  • A altura da barragem principal (196 metros) equivale à altura de um prédio de 65 andares

  • O Brasil teria de queimar 536 mil barris de petróleo por dia para obter em usinas termelétricas a mesma produção de energia de Itaipu

  • Para ilustrar a dimensão do primeiro gerador fabricado para Itaipu, a Siemens produziu uma foto publicitária na qual aparece uma orquestra inteira dentro do equipamento, com mais de 80 músicos, o maestro e um piano de cauda
                                            


 


A usina e a fábrica de gelo

Sendo uma das maiores obras já realizadas no mundo, a quantidade de concreto usada na construção da usina foi incalculável, e com isso veio um problema:


Quando o cimento é produzido ele é quente, e esse calor o faz expandir; já quando entra em contato com água, para produzir concreto, ele resfria e retrai. Essas alterações no cimento faz com que surjam bolhas.

 Para evitar isso, a solução encontrada foi misturar gelo na produção, o que reduzia a temperatura do cimento e a chance de aparecerem bolhas, e garantia a consistência ideal do material.  Desse modo o concreto ficava reforçado e não prejudicava a barragem.
                           

A quantidade de concreto usada foi tão grande que uma fábrica de gelo com capacidade de produção de 1700 toneladas diárias precisou ser construída nas proximidades, para abastecer a obra.

Obs. A combinação gelo  + concreto =  concreto resfriado (sem bolhas)  não é exclusividade dessa obra; já é de praxe na construção civil.
A água gelada era bombeada para o concreto por tubos nele enterrado.

Conclusão
A construção da usina de Itaipu foi a obra que mais usou gelo, no planeta!































Referências
http://blogdomarceloalexandre.blogspot.com.br/2012/02/lendas-urbanas-itaipu.html
http://w3.siemens.com.br/home/br/pt/cc/itaipu/pages/default.aspx
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-impasse-sobre-usina-itaipu.htm
https://www.itaipu.gov.br/institucional/localizacao
https://blogdopetcivil.com/2012/04/27/gelo-concreto-concreto-resfriado/

4º inovação tecnológica no Telefone de Latinha

Isolar acusticamente os copos parafinados com "capinhas" de EVA




E estreitar a saída e entrada de som com "tampas" de EVA
 


Resultado

Antraz e Japão

Guerra biológica
Durante a Segunda Guerra o Japão realizou experimentos com agentes de guerra biológica como o antraz,  botulismo, brucelose, cólera e peste. Estes eram realizados em bases militares na China e as cobaias eram prisioneiros de guerra chineses, coreanos, mongóis, soviéticos, americanos, britânicos e australiano

Atentado no metrô
No dia 20 de março de 1995 a seita japonesa Aum Shinrikyo (Verdade Suprema) efetuou um atentado à metrôs de Tóquio utilizando gás Sarin, o que provocou mais de 12 mortes e deixou mais de 5 mil feridos. Há relatos de pelo menos seis tentativas falhas do grupo de usar Antraz em seus atentados.

Em relação ao uso do gás Sarin, na hora em que as estações mais estavam cheias, cinco homens entraram em trens diferentes carregando sacolas plásticas com um líquido incolor, inodoro e insípido. Os quatro primeiros tinham duas sacolas cada um, e o quarto levava três sacolas.

Em determinado momento eles furaram as sacolas com guarda-chuvas e saíram dos trens. O líquido começou a evaporar e os passageiros começaram a passar mal, assim como àqueles que vieram em seu socorro e inalaram o vapor.

Alguns dos trens contaminados seguiram viajem, um deles por quase duas horas após o início da contaminação.




Referências
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1310200108.htm
http://mundo-nipo.com/sociedade/12/06/2015/exercito-dos-eua-enviou-antraz-vivo-ao-japao-em-2005/

sábado, 21 de maio de 2016

Antraz, atentados terroristas e espectrômetro de massa

Como já foi dito em uma postagem anterior, o antraz é uma bactéria, o 7º veneno mais mortal que existe. Sua existência recebeu foco após a queda das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, quando esporos da bactéria foram introduzidos na forma de um pó branco em cartas enviadas para políticos norte-americanos e pessoas relacionadas aos meios de comunicação.
Ao aspirar os esporos a pessoa adoecia e em poucos dias falecia. Foram confirmadas cerca de cinco mortes e outros tantos casos de contaminação.
O ato foi imediatamente atribuído aos terroristas e os correios passaram a submeter as correspondências suspeitas à um processo de detecção de antraz.


Espectrômetro de massa e identificação de antraz
É uma câmara fechada e isolada usada para identificar massas atômicas e a partir disso nomear um material desconhecido. Segue o seguinte princípio:

 m = R . q . B
             V

Onde: 
m = massa     R =  raio          q = carga elétrica          B = campo magnético         V = velocidade



No caso do antrax enviado pelo correio, era feita uma raspagem da carta e o material resultante era lançado dentro do espectrômetro por uma pequena abertura lateral, à uma velocidade escolhida por quem manipulava o instrumento. Lembrando que uma carga lançada perpendicularmente em um campo magnético faz um movimento circular e uniforme, a amostra fazia uma "curva" e batia nos detectores que haviam na lateral da câmara, que por sua vez calculavam o raio do semi-circulo formado pela trajetória do material.

Então, de volta á fórmula, sabia-se o R, obtido pelo espectrômetro; o q da amostra, o qual é obtido através de uma fórmula própria; o B, que é produzido pelo aparelho; e a V, que é determinada por quem faz a análise.
Sendo assim, era só substituir os valores na fórmula e descobrir a massa do material. Como cada elemento possui sua massa característica, consultando uma tabela de massas atômicas era possível saber se a carta estava contaminada com antraz ou não.

Mas e se a amostra bater na parte superior da câmara e não nos detectores?
Como a Velocidade é controlada por quem faz o teste, essa pessoa só precisa reduzir a Velocidade com a qual a amostra é lançada na câmara, que ela irá fazer uma trajetória mais curta e atingirá os detectores.

Como o espectrômetro apresenta 0% de chance de erro?
Já que todos as informações necessárias para a obtenção da massa são controladas pelo analista, não há como haver erros na conta.


Espectrômetro de massa auxiliando a polícia


Há alguns anos o professor Marcos Nogueira Eberlin e sua equipe desenvolveram no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a Easy Ambient Sonicspray Ionization Mass Spectometry (EASI-MS), uma técnica de espectrometria de massa que é capaz de detectar, entre outras coisas:
  • Cédulas falsas
  • Modificações em documentos
  • Adulterações em alimentos e combustíveis
  • Procedência de drogas


“A nota autêntica possui um perfil químico muito característico e o processo detecta até mesmo falsificações feitas a partir de cédulas verdadeiras que são lavadas e posteriormente pintadas com valores maiores. Isso ocorre porque os chamados íons diagnósticos da nota verdadeira estão no papel e não na tinta. Para burlar esse método de detecção só mesmo imprimindo dinheiro dentro da Casa da Moeda", disse Eberlin.


No caso das drogas, elas são decompostas e a EASI-MS detalha a composição química, o que permite rastrear a fonte do entorpecente.
“As substâncias encontradas são traçadores químicos de origem. As impurezas presentes na cocaína vinda da Colômbia, por exemplo, são diferentes das observadas na droga produzida na Bolívia”, explicou Eberlin.

Mais detalhes em: http://agencia.fapesp.br/espectrometria_contra_o_crime/11584/



Referências

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dia do Físico


A data faz alusão miraculoso ano de 1905, em Albert Einstein publicou seus quatro artigos que mudaram a Física do século XX (foi escolhido esse dia devido ao ano da publicação dos trabalhos - 1905 - tendo separados os seus algarismos, formar a data 19/05).

No primeiro de seus quatro artigos, Einstein propôs a ideia dos "Quanta" de luz, o que explicou corretamente o efeito fotoelétrico. No segundo artigo, ele apresentou uma evidência experimental da existência dos átomos, graças a estatística relacionada com o movimento browniano. O terceiro artigo (um dos mais famosos da história da Física) introduziu o conceito de relatividade restrita; este artigo estabelece uma relação entre os conceitos de tempo e distância, em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecido como "Teoria da Relatividade Restrita". O último artigo da série introduz o conceito de massa inercial, dando origem a famosa expressão E=mc², sendo conhecido como Teoria da Relatividade Geral.

Por causa dos Físicos a sociedade contemporânea tem importantes recursos à sua disposição, como: eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, celulares, aviões, computadores, entre outros.





Antrax(z) - doença

Antraz
Também chamada de: Antrax
Doença bacteriana rara e grave.
Muito rara
Menos de 1 mil casos por ano (Brasil)
Tratável por um médico
Propaga-se por animais ou insetos
Requer um diagnóstico médico
Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem
O carbúnculo é causado por bactérias que liberam esporos. Afeta principalmente os animais. Humanos podem ser infectados por meio do contato com um animal infectado ou pela inalação dos esporos.
Os sintomas dependem da via de infecção. Variam desde úlcera cutânea com escamas escuras até dificuldade para respirar.
O tratamento antibiótico cura a maioria das infecções. O antraz inalado é mais difícil de ser tratado e pode ser fatal.
Como é a propagação
Por picadas ou ferroadas de animais ou insetos.
Por toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).
Requer um diagnóstico médico
Os sintomas dependem da via de infecção. Variam desde úlcera cutânea com escamas escuras até dificuldade para respirar.
As pessoas podem ter:
Dor local: abdômen, músculos ou peito
Na pele: bolha, crosta escura, erupções, pequena saliência, espinhas ou úlceras
No aparelho gastrointestinal: diarreia, náusea ou vômito
No corpo: febre, mal-estar ou perda de apetite
No sistema respiratório: desconforto respiratório ou falta de ar
Também comum: coceira, dor de cabeça, dor de garganta, inchaço, lesão, linfonodos aumentados ou tosse
Doença grave: consulte um médico para receber orientação
Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros. 

                      Perguntas e Respostas
O que é o antraz?
O antraz ou carbúnculo é uma doença infecciosa aguda espalhada por todo o mundo, embora seja mais típica das regiões agrícolas da Ásia, África e América Latina. Além dos seres humanos, o antraz também pode afetar herbívoros, selvagens ou domésticos.  No Brasil não existem registros de casos da doença em humanos. O nome da doença vem do grego, anthrax, que quer dizer carvão e faz referência à mancha negra que a doença forma na pele.
Quais são as causas do antraz?
O antraz é uma infecção provocada pela bactéria Bacillus antracis. Os casos humanos devem-se normalmente à exposição à carne ou pele de animais infectados.O bacilo causador da infecção por antraz não é contagioso, sendo pouco provável que se espalhe de uma pessoa para outra. A infecção quase sempre se dá por exposição a esporos, os quais podem entrar no corpo humano através dos intestinospulmões ou pele.
Como o médico diagnostica o antraz?
diagnóstico é feito por meio dos sinais e sintomas que a pessoa apresenta, por exames de sangue e pela análise de secreções respiratórias ou da pele.
Como tratar?
O tratamento para as infecções pelo antraz inclui doses elevadas de antibióticos. Cada uma das formas da doença responde melhor a determinados antibióticos. Quanto mais cedo for tratada, menores as chances de haver complicações e óbito.
Como evolui o antraz?
Em sua forma mais virulenta o antraz é altamente letal.
infecção cutânea é a menos mortal de todas. 
Como prevenir?
A melhor forma de prevenir a doença é evitar contato com animais que possam estar doentes e com suas carcaças.
vacina contra o antraz  consegue prevenir a doença em 93% dos casos, mas é de uso quase restrito ao exército americano em virtude de suas complicações e efeitos colaterais.
Curiosidades sobre a infecção por antraz
Alguns historiadores acreditam que uma das pragas que atingiram o Egito, descritas no Velho Testamento, tenha sido o antraz.
Devido a sua alta virulência, o Bacillus antracis tem sido usado em ataques bélicos e em atentados e por isso alguns exércitos vacinam preventivamente seus soldados antes de partirem para guerras nas quais um ataque biológico possa ocorrer.

COMO O ANTRAZ AGE
Obs. No vídeo o ator exagera um pouco na maneira como o antraz foi usado em atos terroristas. O que era enviado nas cartas eram as bactérias causadoras da doenças, as quais são, portanto, invisíveis a olho nu. Mesmo podendo ser encontrado em forma de pó, a representação no vídeo foi apenas ilustrativa. 


sábado, 14 de maio de 2016

Como escutar através de uma parede com um copo e outras maneiras de "espionar"

Caso alguém esteja se perguntando, o certo é colocar a borda do copo (a parte pela qual se bebe) encostada na parede e pressionar a orelha na base. Ao fazer isso, cria-se um vínculo acústico entre a parede e borda. As vibrações geradas pela fala de alguém do outro lado irá vibrar a parede, depois o copo, até chegar ao seu ouvido.

Dica: quanto mais fino e afunilado o copo for, melhor. Ser fino permite que o copo vibre mais facilmente, e ter um formato parecido com de cone faz com que as vibrações se "concentrem" no cabo copo. Por isso os de cristal são os mais recomendados.

Imagem intitulada Hear Through Walls Step 6
Também é possível fazer um furo na parede e acoplar uma membrana que irá equilibrar as pressões de ambos os ambientes e tornará os sons mais audíveis. Uma maneira de aperfeiçoar esse método é colocar também um copo sobre o furo com a membrana.





Imagem intitulada Hear Through Walls Step 10
Também é possível criar seu próprio "kit" de espionagem com um estetoscópio, microfones e um MP3. Claro que isso terá um custo mais alto que os métodos anteriores.








Imagem intitulada Hear Through Walls Step 11



















Mais detalhes em:

Curiosidade
Por falta de equipamentos de escuta apropriados, os PMs que monitoravam o cativeiro de Lindemberg Alves, o qual foi acusado de assassinar a estudante Eloá Pimentel, tiveram de usar copos de vidro e um estetoscópio médico para acompanhar a situação dentro do outro apartamento. 

Mais sobre o caso policial de 2012: http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/negociador-pm-ouvia-cativeiro-com-estetoscopio-e-copo-na-parede,ca289d67881da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html



Apesar das formas de "espionagem" apresentadas aqui, reflitam sobre as consequências de seus atos. Violação de privacidade é crime e o autor pode ser processado.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Telefone de latinha - resultado da reunião de 3/5

 LATA + LÃ





COPO PARAFINADO + LÃ


COPO PLÁSTICO + BARBANTE


1º INOVAÇÃO: USAR COPOS DE TAMANHOS DIFERENTES PARA OUVIR E FALAR


2º INOVAÇÃO: USAR DOIS COPOS ACOPLADOS TANTO PARA FALAR QUANTO PARA OUVIR


3º INOVAÇÃO: AFINAR AS SAÍDAS E ENTRADAS DE SOM




EXPERIMENTO

 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A diferença entre vozes femininas e masculinas

Na cultura ocidental, há diferenças notáveis no que se considera uma voz masculina e feminina. Espera-se que as vozes masculinas sejam graves e projetadas como viris ou fortes. As femininas, por outro lado, devem ser agudas. As tendências vocais também variam entre gerações, conforme as expectativas sociais se modificam de tempos em tempos. Dito isso, as diferenças entre as vozes masculinas e femininas são, em grande parte, biológicas e fisiológicas. Homens e mulheres têm construções diferentes e isso inclui os tamanhos e características da laringe e pregas vocais que controlam o tom.


Idade

A idade desempenha grande papel nas diferenças de vozes masculinas e femininas. Muitas crianças têm vozes similares em tom, independentemente do sexo. As diferenças só se tornam evidentes quando elas crescem, atingem a puberdade e se tornam adolescentes.Aparentemente, durante a noite, as vozes dos meninos tendem a se desenvolver de modo que fiquem visivelmente mais profundas do que as das meninas de mesma idade. As vozes femininas também se desenvolvem, embora aparentemente mais lentamente ao longo do tempo e não de maneira drástica como as dos meninos.



Frequência fundamental

A frequência fundamental, ou FO, como geralmente abreviada, é uma escala em que a voz é medida. A variação de FO que uma pessoa é capaz de produzir é determinada em grande parte pelo comprimento das pregas vocais. Estas dobras ajudam a determinar o fluxo de ar, o volume e a vibração, que contribuem para o ruído que as cordas vocais emitem. Nos homens, as cordas vocais, tendem a ser mais espessas, produzindo um tom mais grave. Mulheres, na maioria das vezes, têm pregas vocais mais finas, o que contribui para um som mais agudo.

Expectativas sociais

As expectativas sociais também contribuem para as diferenças entre homens e mulheres vocalmente. Apesar de ninguém ser capaz de controlar o desenvolvimento de suas cordas vocais, pode-se controlar o tipo de som que se emite. Na cultura ocidental, já que a ambos os sexos são atribuídas certas normas sociais, muitas mulheres involuntariamente falam com uma entonação mais elevada do que os homens. A entonação serve para transmitir sensações como a animação, algo que os homens são incentivados a esconder.

Genética

A genética desenvolve um grande papel nas diferenças de voz entre homens e mulheres. A hereditariedade determina, em grande parte, o ritmo com o qual as cordas vocais se desenvolvem. Alguns homens têm vozes muito mais graves que outros, fator que é determinado pela grossura das pregas vocais. Da mesma maneira, algumas vozes femininas são mais agudas do que outras. Isso, geralmente, é devido à genética, já que o desenvolvimento vocal é um aspecto sobre o qual o ser humano quase não tem controle. Cada pessoa está predeterminada a falar em uma certa frequência. A emissão pode ser alterada, mas em sua maior parte, o tom vocal geral não pode.

http://www.ehow.com.br/diferenca-entre-vozes-femininas-masculinas-info_324143/