Há 101 anos, neste mesmo dia em 1914, nascia Hedwig Eva Maria Kiesler. Austríaca e de pais judeus a atriz já foi considerada a mulher mais bonita da Europa e a inspiração para a personagem da Disney, Branca de Neve. Mas ao contrário do que se espera, ela não foi apenas mais um rosto bonito, foi um marco para o feminismo e para o desenvolvimento de redes sem fio.
Seu 1° marido foi um milionário europeu e o 2° um italiano fabricante de armas abusivo. O que a fez fugir para os Estado Unidos e se naturalizar norte-americana em 1953.
Durante a Segunda Guerra, juntamente com o compositor George Antheil, criou um sistema de frequências múltiplas aleatórias com o objetivo de despistar os radares nazistas. Sua ideia era proteger comunicações sem fio através da variação da frequência em que os sinais são transmitidos; a mudança de canal não permitiria que o inimigo bloqueasse a transmissão.
Mesmo a Marinha tendo se recusado a reconhecer, a invenção foi patenteada em 1950. Ocasião na qual a inventora usou seu verdadeiro nome. Fato que mudou por volta de 1960, quando a eficiência passou a ser reconhecida. Desde então o sistema foi aperfeiçoado e empregado no dia-a-dia em redes sem fio: celulares, Bluetooth, Wi-fi.
Hedwig morreu no ano de 2000 e deixou um grande legado. Não apenas por sua contribuição para as inovações tecnológicas do século XIX, mas por ser um exemplo para as mulheres, provar que elas podem vencer as barreiras dos estereótipos machistas e serem quem elas quiserem ser.
A prova de que uma mulher pode deixar sua marca no mundo.
Referências:
http://jovempretovelho.blogspot.com.br/2012/04/hedy-lamarr-atriz-e-cientista.html
http://www.geek.com.br/posts/19129-hedy-lamarr-atriz-diva-de-hollywood-e-mae-da-telefonia-celular
https://mamehame.wordpress.com/2014/11/09/hedy-lamarr-a-mae-da-telefonia-celular/
http://gizmodo.uol.com.br/hedy-lamarr-100-anos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui alguma observação ou dúvida que deseja tirar.