segunda-feira, 2 de novembro de 2015

George Boole

Nascido em 2 de novembro de 1815 em Lincoln, Inglaterra, Boole foi um matemático de origem humilde que não teve formação acadêmica. Contudo, adquiriu o gosto pela matemática e por óptica de seu pai, teve aulas de grego e latim e, com 16 anos já era professor assistente. Com 20 anos abriu sua própria escola e passou a se dedicar inteiramente à matemática.
Mesmo não podendo frequentar as aulas em Cambridge, por ter de cuidar de sua família, fazia publicações na Cambridge Mathematical Journal (Jornal Matemático de Cambridge).



  • Recebeu uma medalha da Royal Society por uma publicação sobre métodos algébricos para solução de equações diferenciais na Transactions of Royal Society (Transações da Sociedade Real)
  • Publicou em 1847 um livro que marcaria sua época: The Mathematical Analysis Logic (A Análise Matemática Lógica)
  • Publicou em 1854 An Investigation Into the Laws of Thoughts (Uma Investigação das Leis do Pensamento), obra que definiu as teorias matemáticas da lógica e da probabilidade. Iniciando assim o que ficou conhecido como Álgebra Booleana; uma álgebra simples que compara os símbolos algébricos e os símbolos que representam a lógica

  • 1859: publicou o Tratado em Equações Diferenciais
  • 1860: publicou o Tratado em Cálculo de Diferenças Finitas
  • Recebeu títulos da Universidades de Dublin (Irlanda) e Oxford (Inglaterra)
  • Foi eleito Fellow of Royal Society (Companheiro / Colega da Sociedade Real)
  • Foi nomeado para ocupar a cadeira de Matemática no Queens College, em Cork, Irlanda
" Não imposta quão certo um teorema matemático possa parecer, você nunca deve ficar satisfeito com a ausência de algo imperfeito nele até que ele também dê a impressão de ser bonito."


Considerado um gênio, teve seu trabalho reconhecido pelo filósofo Bertrand Russel, defensor do movimento logicista, que afirmou que Boole "descobriu a matemática pura" em seu livro As Leis do Pensamento.
Faleceu aos 49 anos, em 1864.

Royal Society: The Royal Society of London for the Improvement of Natural Knowledge (Sociedade Real de Londres para Aperfeiçoamento do Conhecimento Natural) é uma respeitada instituição científica fundada em 1660.





Sua Álgebra Booleana se apoia em 3 operadores lógicos (não - e - ou) e em 2 variáveis: 0 (falso) e 1 (verdadeiro). Sendo assim, um sistema binário, com apenas duas respostas possíveis: verdadeiro ou falso.


Suas descobertas são a base da eletrônica digital, amplamente utilizadas na computação (programação).








Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui alguma observação ou dúvida que deseja tirar.