domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher
Uma pequena homenagem às mulheres que tiveram coragem de ousar e que serão lembradas por seu legado.
Que elas sejam inspiração para as próximas gerações.

Marie Curie (1867 - 1934) - Física e química polonesa que ficou conhecida por suas contribuições sobre radioatividade. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 e o Prêmio Nobel de Química de 1911, tornando-se a primeira pessoa a conquistar o Nobel duas vezes e em duas áreas diferentes.

Rosalind Franklin (1920 - 1958) - Biofísica britânica que foi pioneira em pesquisas de biologia molecular. Ficou conhecida por seu trabalho sobre a difração dos Raios-X; descobriu o formato helicoidal do DNA.



Mária Telkes (1900 - 1995) - Biofísica húngara que realizou pesquisas sobre energia solar. Ela inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.   

Maria Mayer (1906 - 1972) - Física teórica alemã que ganhou o Prêmio Nobel de Física por suas pesquisas sobre a estrutura do átomo.


Emmy Noether (1882 - 1935) - Física e matemática alemã que realizou importantes pesquisas sobre a Teoria dos Anéis e Álgebra Abstrata. Elaborou o Teorema de Noether, que explica as relações entre simetria e as leis de conservação da física teórica.

Elizabeth Blackwell (1821 - 1910) - Física americana que se tornou conhecida por ser a primeira mulher a praticar medicina nos Estados Unidos. Fundou a Universidade Médica da Mulher.

Mulheres. Apenas as geradoras de grandes máquinas de pensamentos, que transformam o mundo como um todo. 
Vencer as barreiras de sua época em nome do conhecimento é um caminho maravilhoso que, infelizmente, poucos trilham. Tudo é possível se houver alguém que acredite. A diferença entre o sonhar e o fazer, é o querer.

Para quem quiser ver a lista completa de cientistas, não só as físicas:
http://super.abril.com.br/galerias-fotos/15-mulheres-se-tornaram-grandes-cientistas-710168.shtml#14















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui alguma observação ou dúvida que deseja tirar.