sexta-feira, 20 de junho de 2014

Relatório - avião de papel
Parte 1 - Pesquisa sobre Avião
Santos Dumont, Irmãos Wright e Avião de Papel.
Orville e Wilbur Wright
Pioneiros da aviação norte-americana, os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas, lançaram-se à construção de planadores. Segundo seu diário, voaram num aeroplano chamado "Flyer" a 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O diário registra três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e outro, a 5 de Outubro de 1905.
Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA; depois ao governo francês; e, posteriormente, a um grupo de industriais. Não obtiveram sucesso. Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de vôo no Velho Mundo. Daí em diante obtiveram grandes sucessos. O Exército norte-americano aceitou o avião em 1909 e, anos depois, os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores.

Santos Dumont
Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. Com o aparelho “14 BIS” ele conseguiu uma altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou uma distância de 220 metros.

 Assim como antes, ainda há discussões sobre quem realmente inventou o avião. Mesmo os que defendem que Santos Dumont foi o inventor, aceitam o fato provado de que os irmãos Wright foram os primeiros a voar em um avião. Todavia, defendem também que o aeromodelo usado por eles foi auxiliado por fortes ventos na região do teste de vôo, sendo assim, eles não podem ter sido os inventores da aeronave; simplesmente por não terem feito um invento que voasse sem auxilio algum.

Avião de Papel
Há diferentes versões para a pergunta Quem inventou o avião de papel. Sua invenção pode ser atribuída aos chineses, aos japoneses e até a Leonardo da Vincci, mas a mais aceita é de que este passatempo foi elaborado e confeccionado pelo romeno naturalizado inglês e engenheiro estudante da Universidade de Liverpool, Aero Smith.
Em sua juventude Smith ansiava por desenvolver um projeto revolucionário ainda não patenteado. Para tanto, dedicou seu tempo em projetos não valorizados por não contribuírem com a cultura e tecnologia, até desenvolver uma sequência de dobras em uma folha de papel, que desse uma forma ao mesmo, proporcionando a capacidade de voar quando lançado.
Seu conceito aerodinâmico foi inspirado no vôo das aves de rapina e, teve seu primeiro teste bem sucedido em 1° de abril de 1865.



Referências bibliográficas:
http://educacao.uol.com.br/biografias/orville-e-wilbur-wright.jhtm
http://www.doutrina.linear.nom.br/cientifico/Biografias/Biografia%20de%20Santos%20Dumont.htm
http://www.escribacafe.com/quem-inventou-o-aviao-dumont-ou-os-wright/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui alguma observação ou dúvida que deseja tirar.