terça-feira, 1 de novembro de 2016

Introdução

Definição de robô


Primeiro robô construído 


Autômato de Leonardo Da Vinci (segundo a definição clássica )      X     Barco teleoperado de Nikola Tesla (segundo a definição moderna)


História dos robôs
Grécia antiga: no período em que robôs eram mecanismos que ganhavam vida, surgiram figuras de aparência humana ou animal, que faziam uso de sistemas de peso e bombas pneumáticas, porém não tinham aplicação prática.

Início de uma nova era: quando árabes adaptam o conceito de robôs para aparelhos com utilizações práticas que atendessem às necessidades humanas.

1495: através de esboços e anotações, historiadores conseguiram reconstruir o que teria sido o 1º autômato da história construído por Leonardo Da Vinci, um robô que tocava tambor. Seu objetivo era participar de paradas militares e precisava de um veículo (cavalo ou charrete) para acionar suas engrenagens. O que só foi possível graças aos estudos sobre anatomia realizados pelo cientista italiano.     4*



 



1738: primeiro robô funcional, criado pelo inventor francês Jacques de Vaucanson, era um androide que tocava flauta. Ele também criou um pato que batia as asas.   5*

1898: Nikola Tesla apresenta seu barco teleoperado no Madison Square Garden; este qeu foi considerado o primeiro robô, segundo a definição moderna.       6*




1922: a palavra robô é inventada pelo artista visual checoslovaco Josef Capek, e significa "trabalho forçado".

Anos 30: a organização Westinghouse Electric Corporation construiu um robô humanoide chamado Elektro.    7*

1948: o neurofisiologista e roboticista norte-americano William Grey Walter, da Universidade de Bristol (Inglaterra), criou o 1º robô autônomo eletrônico.



Final da década de 50: o engenheiro norte-americano Joe Engleberger constrói o 1º robô comercial, o Unimates, e por isso fica conhecido como "Pai da Robótica".


Por que o Robô Gladiador pode ser considerado um robô?


  • Aparato automático cujo funcionamento é acionado por um mecanismo - dois pequenos motores, um em cada roda traseira 
  • Realiza ações repetitivas (sua locomoção, majoritariamente vertical)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui alguma observação ou dúvida que deseja tirar.