sexta-feira, 25 de abril de 2014

LUIZ ROBERTO EVANGELISTA

O professor Luiz Roberto Evangelista nasceu em Maringá no ano de 1958. Ele é membro de uma numerosa família de pioneiros, imigrantes italianos que se estabeleceram em Maringá em 1946. 

Professor titular na área de Física Teórica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, ele é pesquisador nível 1B do CNPq, possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Física de Partículas pela Universidade de São Paulo (1988), tendo realizado pós-doutoramento no Politecnico di Torino (Itália,1989-1990), onde também foi professor visitante (1991-1994).

Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos.

Evangelista possui dois livros científicos publicados fora do Brasil, mais de 110 artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto fator de impacto, mantém colaborações científicas com cientistas de vários países, como Itália, França, Índia, Suécia, Romênia e Rússia.

É membro da Sociedade Internacional de Cristais Líquidos, do Comitê Internacional da Conferência Européia de Cristais Líquidos e do Comitê Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fluidos Complexos.

http://www.humbertohenrique.com.br/noticias/1-humberto-henrique/900-luiz-roberto-evangelista-e-o-mais-novo-cidadao-benemerito-de-maringa.html

quinta-feira, 24 de abril de 2014


                                                Buscando novos conhecimentos !!!




história da aviação remonta a tempos pré-históricos. O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o voo dos pássaros e de outros animais voadores. Ao longo da história há vários registros de tentativas mal sucedidas de voos. Alguns até tentaram voar imitando pássaros: usar um par de asas (que não passavam de um esqueleto de madeira e penas, imitando as asas dos pássaros), colocando-os nos braços e balançando-os.1
Muitas pessoas acreditavam que voar fosse impossível, e que era um poder além da capacidade humana. Mesmo assim o desejo existia, e várias civilizações contavam histórias de pessoas dotadas de poderes divinos que podiam voar; ou pessoas que foram carregadas ao ar por animais voadores. A história moderna da aviação é complexa. Desenhistas de aeronaves esforçaram-se para melhorar continuamente suas capacidades e características tais como alcance, velocidade, capacidade de carga, facilidade de manobra, dirigibilidade, segurança, autonomia e custos operacionais, entre outros. Aeronaves passaram a ser feitas de materiais cada vez menos densos e mais resistentes. Anteriormente feitas de madeira, atualmente a grande maioria das aeronaves usa materiais compostos - como alumínio e fibras de carbono. Recentemente computadores têm contribuído muito no desenvolvimento de novas aeronaves e componentes.
Dois inventores, o francês Henry Farman e o inglês John William Dunne, também estavam trabalhando separadamente em aviões.
Em janeiro de 1908, Farman venceu a Grand Prix d'Aviation, com um avião que voou por um quilômetro, embora a esta altura vários voos já tivesem superado esta distância. Por exemplo, os irmãos Wright já realizavam voos que alcançavam até 39 quilômetros. O voo de Farman foi notável porque foi o primeiro voo circular do mundo. Farman ainda conseguiu fazer outro voo, que percorreu 27 km de distância, no primeiro voo interdoméstico do mundo.
Já os trabalhos iniciais de Dunne foram patrocinados pelas forças armadas do Reino Unido, e testados em segredo em Glen Tilt, naScottish Highlands. Seu desenho mais bem conhecido, o D4, voou em dezembro de 1908, perto de Blair Atholl, em Perthshire. A principal contribuição de Dunne para a história da aviação foi a estabilidade, um dos principais problemas enfrentados pelos irmãos Wright e por Samuel Cody.
Em 14 de maio de 1908, os irmãos Wright fizeram o primeiro voo de um avião carregando duas pessoas, com Charlie Furnas como passageiro.
Em 25 de julho de 1909 Louis Blériot, pilotando uma aeronave de projeto próprio, o Blériot XI, realizou o primeiro voo internacional da história: partindo de Les Barraques (perto de Calais) na França, percorreu 35 quilômetros em 37 minutos, chegando a Dover, na costa sul da Inglaterra. O imperador Guilherme II da Alemanha, fez uma declaração sobre este acontecimento que se tornou famosa na época: "A Inglaterra não é mais uma ilha".


olha gente que legal esta foto que achei , podemos ver os  irmãos wright e santos dumont - os grandes inventores da aviação !!!






segunda-feira, 14 de abril de 2014

Biografia de Santos Dumont:

Informações biográficas de Santos Dumont:

Data do Nascimento: 20/07/1873
Data da Morte: 23/07/1932
Nasceu há 140 anos
Morreu aos 59 anos
Morreu há 81 anos



Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Aires - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873. Filho de Henrique Dumont, rico fazendeiro, engenheiro, e de Francisca Santos Dumont, de família portuguesa. Seu avô, François Dumont, joalheiro francês, veio para o Brasil em meados do século XIX e escolheu Diamantina para morar. Aprendeu a ler com sua irmã Virgínia. Estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, depois no Instituto das Irmãos Kopke e no Colégio Morethzon, no Rio de Janeiro. Em 1891, acompanhado da família, visitou a França pela primeira vez.Santos Dumont (1873-1932) foi inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar.
No fim do século XIX, o motor a gasolina era a sensação das exposições em Paris. Santos Dumont ficou fascinado, pois sempre se interessou por mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte Dumont retorna à Paris na intenção de aplicar suas ideias.
Com 18 anos, foi emancipado e recebeu do pai títulos de renda e ações que lhe permitiriam financiar suas experiências e aprender tudo sobre motores a explosão. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência observando os pássaros e estudando sua constituição física.
Santos Dumont chegou em Paris e aprofundou-se nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista. Seu primeiro Balão dependia do vento para se mover, o "Brasil", com apenas 15 kg ganhou altura. A dirigibilidade era o que realmente interessava a Santos Dumont.
Depois de muitos estudos, mandou construir o "Nº1", primeiro de uma série de "charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o comando do inventor, o balão subiu aos céus, chegando a altura de 400 metros e retornando ao mesmo ponto de partida. Construindo um balão sucessivamente e realizando experiências, foi desenvolvendo os mistérios da navegação aérea.
O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina.
Em 1900, o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafio aos construtores de dirigíveis: "Aquele que conseguir partir do Campo de Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiffel, e voltar ao ponto de partida em 30 minutos, ganhará 100.000 francos". Pilotando o balão "Nº6", com um motor de 16HP, Dumont ganha o premio Dustche. Distribuiu metade do premio entre seus mecânicos e auxiliares e a outra metade destinou as necessitados.
O balão "Nº7", que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois não tinha concorrente. O "Nº8" não existiu. Com o "Nº9", Dumont começou a transportar pessoas nos voos que fazia. Uma de suas passageiras era a cubana Aída de Acosta, que se tornou a primeira mulher no mundo a voar. De tanto cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o apelido de "Le petit Santos". O "Nº10", maior que os outros, foi denominado "um dirigível ônibus", pelo próprio Santos Dumont.
Santos Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o "14-BIS", executou em Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a uma altura de 50 metros. Em 1908, Santos Dumont constrói o "Demoiselle", cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo nela era obra de Dumont, inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição da Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um sucesso.
Ainda em 1910, Dumont encerrou sua carreira. Passou a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, resolve voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, Dumont se decepcionou. No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932 em São Paulo.
Alberto Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois livros: "Dans-L'air" e "O que Vi e o que Nós Veremos".


http://www.e-biografias.net/santos_dumont/

sábado, 12 de abril de 2014

Irmãos Wright

Wilbur Wright nasceu em 16 de abril de 1867, perto de Millville, Indiana. Seu irmão Orville nasceu em Dayton, Ohio, em 19 de agosto de 1871. Desde jovens, interessaram-se pela aeronáutica, e a primeira máquina que construíram, foi inspirada em observações das aves. O interesse de ambos pelo assunto surge em 1896, quando Wilbur lê sobre a invenção do alemão Otto Lilienthal, uma máquina que se levantava do chão - na qual seu criador morre. No início de 1899, Wilbur teoriza sobre como controlar um avião ao observar o vôo dos abutres. Nesse mesmo ano, os irmãos criam o primeiro planador. A experiência com planadores permite-lhes construir a série de máquinas com motor Flyer a partir de 1903. Conseguem voar por mais de meia hora em 1905, com a Flyer III, capaz de realizar várias manobras no ar. Fazem vôos demonstrativos com ela pela Europa, em 1907, e ganham popularidade.

sábado, 5 de abril de 2014

POSTAGEM DA SEMANA

Exibindo grafico AxT.png
QUANDO A ACELERAÇÃO É UNIFORME, O GRÁFICO REPRESENTA ELA COMO MOSTRADO ACIMA ( CONSTANTE).


Exibindo grafico SxT.png


A PARTIR DO VALOR DE A PODEMOS DESCUBRIR SE A CONCAVIDADE É VOLTADA PARA BAIXO ( A MENOR QUE ZERO), PARA CIMA( A MAIOR QUE ZERO).




Exibindo grafico VxT.png



SEMPRE QUE A VELOCIDADE VARIAR E FOR POSITIVA ( MAIOR QUE ZERO) , ELA SERÁ UMA RETA CRESCENTE.


Exibindo grafico VxT 2.png


SEMPRE QUE A VELOCIDADE VARIAR E FOR NEGATIVA (MENOR QUE ZERO) , ELA SERÁ UMA RETA DECRESCENTE.
PARTE TEÓRICA SOBRE AS DIFERENÇAS DOS GRÁFICOS DO MUV

  Considerando que a função horária da velocidade do MUV ou MRUV é v = vo + a.t , portanto, uma função de primeiro grau, seu gráfico é uma reta crescente (a > 0) ou decrescente (a < 0).

Como sua aceleração é constante, seu gráfico possui uma reta paralela ao eixo do tempo. Acima dele se a > 0 e abaixo se a < 0.

Sendo a função do espaço uma função de segundo grau (S = So + vo.t + at²/2), seu gráfico é representado por uma parábola. Com concavidade para cima (a > 0) ou para baixo (a < 0). OBS: seu vértice é o ponto de inversão do sentido do movimento, em que V = 0 sempre.